Conectando o Prelude Conecta ao Reaper

Conectando o Prelude Conecta ao Reaper

15 de setembro de 2014 / Categorias: Midi, Música / Tags: , , , , , , , , ,

Nesta seção veremos como disponibilizar as portas de entrada e saída do Prelude Conecta para o Reaper. Desta forma a entrada e saída do Prelude estará disponível para cada trilha MIDI presente no Reaper.

ReaperLogo

Primeiramente faça o download do Reaper no link a seguir (www.reaper.fm/download.php). Escolha a instalação de acordo com o seu sistema operacional  e instale-o. Conecte o Prelude Conecta na entrada USB (de preferência, procure utilizar sempre a mesma entrada USB) e em seguida execute o Reaper.

Uma vez aberto o Reaper clique em Options no Menú Principal.

ConectandoPrelude1

Na janela suspensa clique em Preferences…

ConectandoPrelude2

Na janela Preferences as portas MIDI de entrada e saída do Prelude Conecta precisam estar disponíveis para o Reaper.

Para isso, no menu a esquerda da janela Preferences, selecione MIDI Devices.

ConectandoPrelude3

No canto superior direito intitulado MIDI inputs da mesma janela, você encontrará uma lista de drivers MIDI de entrada. Clique com a tecla direita do mouse sobre “Prelude Conecta V1.0” ou “Dispositivo de áudio USB”, dependendo do sistema operacional que você estiver utilizando.

ConectandoPrelude4

Clique com a tecla esquerda do mouse sobre “Enable input

ConectandoPrelude5

O driver deve mudar de <disabled> para enable, veja figura abaixo:

ConectandoPrelude6

No  canto inferior  direito no MIDI outputs,você encontrará uma lista de drivers MIDI de saída, você deve fazer os mesmos procedimentos aplicados no MIDI inputs. Estes são os procedimentos para a habilitação das portas MIDI do Prelude Conecta no Reaper.

OBS:  Se o Prelude for desconectado da entrada USB enquanto o Reaper estiver aberto, o fluxo de dados MIDI será interrompido. Para que o fluxo seja restabelecido é necessário:

  • Fechar o Reaper.
  • Reconectar o Prelude.
  • Reabrir o Reaper.

Esta configuração é feita somente uma vez no Reaper, não havendo mais a necessidade de configurá-lo novamente. Se houver a necessidade de reinstalar o software você terá que realizar todos estes procedimentos novamente.

Importante:

Como vimos, estes procedimentos tornam disponíveis as portas de entrada e saída MIDI do Prelude Conecta para os seus projetos no Reaper, mas vale lembrar que em cada novo projeto, a trilha MIDI que necessitar uma conexão com o teclado, é necessário linkar a trilha com as portas de Entrada e/ou Saída do Prelude Conecta permitindo assim que ambos possam se comunicar especificamente naquela trilha.

Leia o post “Gravando MIDI no Reaper“.

About the author